Investir na Bolsa de Valores em Angola – Bilhetes de Tesouro

Investir na Bolsa de Valores angolana – Bilhetes de Tesouro

ganhar dinheiro pela internet em angola
  1. O que são Títulos do Tesouro?

 São títulos financeiros públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional que garantem segurança e rentabilidade, conforme o prazo definido. Têm como principal finalidade o financiamento da despesa pública, em particular os programas de investimentos públicos e de outros programas de interesse nacional enquadrados no Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola.

 

  1. Qual é a diferença entre Obrigações do Tesouro e Bilhetes do Tesouro?

 Obrigações do Tesouro: constituem instrumentos de dívida de médio e longo prazo com valor unitário a partir de Kz 100.000,00, emitidos em leilão de preços ou de quantidade.

 Bilhetes do Tesouro: são valores mobiliários de curto prazo com um valor unitário de mil kwanzas, podendo ser emitidos com maturidade até 364 dias, colocados a desconto através de leilão de preços e reembolsáveis no vencimento pelo seu valor nominal.

 

  1. O que são Eurobonds?

 Os eurobonds são os títulos de dívida denominados em uma moeda diferente daquela do país ou mercado em que são emitidos. São subscritos por uma união internacional de bancos, e distribuídos em diversos países.

Como Investir na Bolsa de Valores em Angola

  1. Quem pode investir em Títulos do Tesouro?

                Podem investir em Títulos do Tesouro quaisquer pessoas singulares ou colectivas, nacionais.

 

  1. Como investir em Títulos do Tesouro?

 Os Títulos do Tesouro Nacional podem ser adquiridos por intermédio das instituições financeiras bancárias e futuramente por intermédio do Portal do Investidor.

  

  1. Quem emite os Títulos do Tesouro?

 Os Títulos Públicos são emitidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA), em representação do Ministério das Finanças de Angola.

 

  1. Qual é o montante mínimo para se investir?

 O valor mínimo depende da tipologia de título que se pretende investir. Assim, o valor mínimo para os BT´s é de Kz 1.000,00, ao passo que às OT não reajustáveis é de Kz 100.000,00, as OT indexadas à taxa de câmbio têm um montante mínimo varável de acordo com a taxa de câmbio que incide sobre o coeficiente cambial (Kz 1.254,02118). Relativamente as OT-ME o montante mínimo é de USD 10.000,00.

 

  1. Como é feito o pagamento do capital e dos juros?

 No caso dos Bilhetes do Tesouro é realizado um pagamento único na maturidade. As Obrigações do Tesouro pagam juros semestrais e o seu capital é reembolsado na maturidade.

Vantagens de investir na Bolsa de valores em Angola

  1. Quais são as vantagens de investir em Títulos do Tesouro?
  •  Risco de incumprimento muito reduzido ou quase nulo.
  •  Possibilidade de diversificar o portfólio de investimentos com base no perfil de cada investidor;
  •  O rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado nacional;
  •  Podem ser utilizados como garantia ou colateral em operações de crédito.

 

  1. Qual a tipologia de títulos adequada para cada investidor?

 A resposta a esta pergunta depende muito do perfil do investidor, das suas expectativas em relação ao futuro e do período em que o mesmo está disposto a permanecer sem o capital.

Nesta perspectiva, para aqueles que têm apetência por títulos de curto prazo, recomenda-se o investimento das suas poupanças em Bilhetes do Tesouro com prazos de 91, 182 e 364 dias.

Para os investidores que detêm recursos disponíveis por períodos mais alargados recomenda-se o investimento em Obrigações do Tesouro, já que estes papéis garantem um fluxo de pagamentos semestrais por todo o período de investimento.

Entretanto, em relação às OT´s pode-se aclarar o seguinte: se o investidor é, por exemplo, um importador, que precisa proteger o seu capital contra eventuais desvalorizações do Kwanza, pois do contrário perderia poder de compra, recomenda-se a aquisição de OT´s com actualização do valor nominal de acordo com a variação cambial (OT-TXC).

Veja como investir na Bolsa de valores angolana

Deixe um comentário