Como Investir Em Bolsa de Valores Em Angola

Como Investir Na Bolsa de Valores Em Angola

como investir na bolsa de valores em angola

A BODIVA (Bolsa de Dívida e Valores de Angola) foi inicialmente constituída como BVDA (Bolsa de Derivados de Angola) em 2006. 

Só em 2014 é que foi reorganizada em 2014, em 2015 foram registadas as primeiras operações (provavelmente dívida pública)

Em 2018 foram admitidas as primeiras unidades de participação na bolsa, os primeiros fundos do BFA e as obrigações corporativas do Standard Bank de Angola. 

Só em 2021 é que foi feita a primeira negociação de ações do banco BCI (os participantes foram previamente selecionados e a venda foi feita a um único comprador).

Em Maio de 2022 serão negociados 10% das ações do banco BAI, ainda não se sabe como será feita a negociação, se será por convite ou limitada a pessoas previamente qualificadas, como tem sido até agora.

Diferente das bolsas americanas, onde existem listadas mais de 4 mil empresas, ou a bolsa brasileira com mais de 400 empresas listadas e mais de 600 BDR (Brazilian Depositary Receipts) listados, na BODIVA, no dia-a-dia, encontramos apenas duas coisas para comprar: títulos de tesouro (dívida pública) e unidades de participação (UP).

Investir Em Bolsa de Valores Em Angola

Atualmente, os governos têm 3 grandes fontes de recursos: lucros das empresas públicas sob administração do estado (se tiver, né!?), angariação de fundos internos e angariação de fundos externos.

A nossa resposta está na segunda fonte de recursos: a angariação de fundos internos.

Quando os governos têm grandes projetos e pretendem investir nos diversos setores da sociedade, eles angariam fundos internamente através da emissão de dívida pública.

O governo põe à disposição do público “títulos” que, numa linguagem simples são papéis, que têm um valor unitário (valor por cada papel) determinado pelo governo, que se você comprar e manter o papel durante um período (determinado pelo governo), o governo irá remunerá-lo por ser bomzinho e ajudá-lo a concretizar os objetivos traçados.

Assim, numa linguagem mais apropriada, títulos de tesouro, são títulos financeiros públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional que garantem segurança e rentabilidade, conforme o prazo definido. 

Têm como principal finalidade o financiamento da despesa pública, em particular os programas de investimentos públicos e de outros programas de interesse nacional enquadrados no Plano de Desenvolvimento Nacional do país.

Bolsa de Valores Em Angola

A principal diferença entre bilhetes de tesouro e obrigações de tesouro está essencialmente no período de maturidade de cada um.

Os bilhetes de tesouro têm maturidade de até 1 ano, já as obrigações de tesouro têm maturidade de até 10 anos.

Como dizia no parágrafo acima, a principal diferença entre um ativo e outro é a maturidade.

Por um lado temos os bilhetes de tesouro, que têm uma maturidade máxima de 1 ano, com taxas de rendimento que rondam os 11% – 16% ao ano.

Por outro lado, temos as obrigações, que têm maturidades até 10 anos e taxas de rendimento anuais até 21% (quanto mais tempo, mais rendimento).

Veja Como Investir Em Bolsa de Valores Em Angola

Deixe um comentário